sábado, 17 de outubro de 2009

Chimpanzés são altruístas quando solicitados- Poderão os homens ser assim?

Investigação da Universidade de Quioto sugere que estes primatas são capazes de se ajudarem sem esperar nada em troca


Os chimpanzés são capazes de prestar ajudar a um companheiro quando este a solicita sem esperarem nada em troca. Esta é a principal conclusão do estudo realizado em conjunto pelo Instituto de Investigação de Primatas e o Centro de Investigação da Vida Selvagem, da Universidade de Quioto.

No artigo agora publicado na revista «PLoS ONE» a equipa liderada por Shinya Yamamoto, explica que colocou chimpanzés em situações em que seria necessária a inter-colaboração para cada um atingir um objectivo distinto.
Os cientistas fizeram então duas experiências. Na primeira, um animal tinha acesso a uma palha e o outro a um pau. No entanto cada um necessitava do instrumento do outro. Verificou-se que quando solicitados pelo companheiro, cediam o instrumento.
Verificou-se também que mesmo sem esperarem reciprocidade continuavam a ajudar-se tantas vezes quantas fossem solicitadas.
Na segunda experiência, colocaram chimpanzés em situações em que não era possível haver reciprocidade, pois um tinha o papel de doador e o outro de receptor, exclusivamente. Os investigadores constataram que mesmo assim o doador cedia as ferramentas a pedido do outro.
Como conclusão, os cientistas sublinham a evidência da ajuda altruísta entre os chimpanzés, sem ganhos pessoais directos ou reciprocidade imediata.
O estudo sugere igualmente que, ao contrário do que acontece com o ser humano, estes animais raramente realizam actos de altruísmo voluntário, sendo necessário haver um pedido de ajuda.

Artigo: Chimpanzees Help Each Other upon Request - http://www.plosone.org/article/info:doi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0007416#s5


Sem comentários: