quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Índia no topo da lista de noivados infantis

00h30m



CATARINA PINHO

A violência infantil atinge 1,5 biliões de crianças. Um bilião vive sob conflito armado. Há 150 milhões a braços com trabalho.

Já os noivados infantis proliferam na Índia. As denúncias constam do relatório da UNICEF.

Mais de um terço das noivas com menos de 18 anos são oriundas da Índia, facto que as torna expostas a um nível elevado de risco de exploração, apesar da economia saudável e da crescente modernidade da Ásia, evidencia o relatório da UNICEF, lançado anteontem, em Tóquio. Este faz notar que, na Índia, Nepal e Paquistão, as crianças podem estabelecer noivado ou contrair matrimónio antes dos dez anos.

Por outro lado, o relatório denuncia que milhões de crianças estão a ser forçadas a trabalhar em condições adversas, ou enfrentam violência e abusos em casa e fora dela, sofrendo danos físicos e psicológicos permanentes, cujos efeitos são, por vezes, irreparáveis.

Ann Veneman, directora-executiva da UNICEF, mostra-se apreensiva com os dados. "Uma sociedade não pode prosperar se os seus membros mais jovens forem obrigados a casar precocemente, se forem abusados enquanto trabalhadores do sexo ou se lhes forem negados os seus direitos básicos", afirmou.Apesar do aumento dos níveis de alfabetismo e do impedimento do casamento infantil, a tradição e a religião mantêm o costume vivo na Índia, bem como no Nepal e no Paquistão, segundo o mesmo relatório.

Mais de metade dos noivados infantis ocorrem no sul da Ásia, o que contribui para um crescimento de nascimentos sem registo, excluindo-se as crianças de qualquer protecção do Estado, como o ensino e a assistência médica.

Para melhorar a protecção infantil, o documento da UNICEF aponta uma estratégia que identifica cinco áreas prioritárias de actuação. A meta envolve melhorar os sistemas de protecção infantil, promover mudanças sociais, reforçar a protecção em situações de emergência, intensificar o trabalho em parceria e recolher dados fiáveis para obter resultados concretos.

Sem comentários: