quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Solidariedade: BE lamenta "apoios insuficientes" a instituição com "boas práticas sociais"

24 de Outubro de 2007, 14:28
Porto, 24 Out (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) criticou hoje a insuficiência de apoios a instituições com "boas práticas sociais", como o Centro de Solidariedade Cristã Maranatha, em Grijó, Gaia.
Este centro acolhe actualmente 28 crianças desfavorecidas, "vindas de todo o país, vítimas de maus-tratos, abandonadas pelas famílias", recebendo da Segurança Social apenas apoio para 20, afirmou à Lusa João Teixeira Lopes, do BE.
Para o bloquista, esta é uma instituição com "boas práticas sociais", que tem empenho particular em que todas as crianças sigam uma via.
"Existe ali permeabilidade entre o interior e o exterior da instituição. Há preocupação com para que todas as crianças tenham um percurso individual", destacou Teixeira Lopes.
Mas, "apesar das boas práticas educativas, o centro vê-se obrigado a pedir apoios pelos seus próprios meios", disse, já que "o apoio da Segurança Social é insuficiente" e não recebe qualquer tipo de amparo por parte da Câmara de Gaia.
"As autarquias deviam participar muito mais nas redes sociais locais", defendeu Teixeira Lopes, considerando não fazer sentido que as câmaras apoiem clubes de futebol e ignorem instituições como esta.
"Estas redes sociais locais funcionam como retórica. As autarquias devem afectar recursos para instituições como esta, devem priorizar apoios", disse.
Uma outra maneira de contornar o problema passa por, acrescentou o bloquista, "aumentar a fatia do Produto Interno Bruto (PIB) para despesas sociais".
Segundo referiu, esta instituição recebe o apoio do banco Alimentar, mas também este está com problemas em manter a distribuição dos cabazes, já que as empresas doadoras reduziram as suas entregas.
"Esta instituição sofre na pele a sociedade de providência social", frisou, considerando que as pessoas generosas também já foram afectadas pela crise económica e cada vez menos podem contribuir para uma causa.
O BE visitou hoje este centro para se inteirar da sua actividade e apurar as condições das pessoas a quem dá auxílio.
JAP.
Lusa/fim

Sem comentários: